Sobre

O Observatório surge em 2014, como uma organização autônoma, que congrega pesquisadores e especialistas interessados nas pautas relacionadas às políticas públicas, sociais e históricas, voltadas, em especial, para o combate à violência e para a organização do sistema penitenciário. Surgindo assim, o Grupo de Estudo Observatório da Violência e Sistema Prisional. O observatório é formado por professores universitários, pesquisadores em níveis de doutorado e mestrado, em diferentes áreas do conhecimento e conta com a importante participação de alguns servidores da segurança pública sul-mato-grossense.
Nos anos de 2015 e 2016 o observatório procurou proporcionar a sociedade em geral debates e palestras vinculando a questão penitenciária e a violência, sobretudo, institucional ao centro das análises. Dentre elas, destacamos:
A palestra do Agente Penitenciário Cláudio dos Reis Alviço com a palestra “Boas práticas e sistema penitenciário”. O agente desenvolve o projeto “Associação Atlética Adote 1 Atleta”, que atende filhos de detentos do sistema penitenciário estadual e outras crianças carentes da comunidade da região de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, ensinando o basquetebol como meio de inclusão social (projeto com reconhecimento nacional).
Em novembro de 2015, participou como apoiador e na organização da “Audiência Pública: Sistema Prisional e o Trabalho do Operador Penal em MS”, realizada, por meio da parceria entre o Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS (SINSAP/MS) e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Em 2016, organizou o encontro “Diálogos com os Servidores Penitenciários de MS” em articulação com o Mecanismo Nacional de Combate à Tortura (MNPCT) e com o apoio do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap/MS) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), dentre outras atividades.